CONHECENDO UM POUCO OS ODÙS

ODÙS
OLÓÒRUN, o Deus todo poderoso, criou 16 ODÙS principais, 16 destinos possíveis. Cada um deles desdobrou-se em 16, chamados OMO-ODÙ, totalizando 256 ODÙS. Os principais vão delinear situação, objetivo, virtude e defeito. Eles foram criados para dar corpo aos adjetivos bom, mau, feio, bonito, forte, fraco, triste, alegre e assim por diante, influenciando no comportamento de tudo que tem vida. Cada um deles tem uma explicação definida:
1 - OKANRAN - a insubordinação
2 - EJI-OKÓ - a dúvida
3 - ETÁ-OGUNDÁ- a obstinação
4 - IROSUN - a calma
5 - OXÉ - o brilho
6 - OBARÁ - a riqueza
7 - ODI - a violência
8 - EJI-ONÍLE - o equilíbrio
9 - OSSÁ - a alienação
10 - OFUN - a doença
11 - OWANRIN - a pressa
12 - EJI-LAXEBORÁ - a justiça
13 - EJI-OLOGBON - a meditação
14 - IKÁ-ORI - a sabedoria
15 - OGBÉ-OGUNDA - o discernimento
16 - ALAFIA - a paz.
OLÓÒRUN ao criar os 16 destinos possíveis, objetivou proporcionar personalidade a tudo que ele deu vida. Criou a terra, a água, o ar e o fogo, os quatro elementos da natureza. Os elementos provenientes destes quatro elementos, formam as demais coisas vivas.
Cada elemento principal está ligado a quatro ODÙS, que estão assim distribuídos:
- Terra: IROSUN, OBARÁ, EJI-LAXEBORÁ e IKA-ORI;
- Água: EJI-OKÓ, OXÉ, OSSÁ e EJI-OLOGBON;
- Ar: EJIÓNÍLE, OFUN, OGBÉ-OGUNDA e ALAFIA;
- Fogo: OKANRAN, ETÁ-OGUNDÁ, ODI e OWANRIN.
Cada ODÙ com seus objetivos, criaram seus filhos, OMO-ODÙ, 16 para cada um dos 16 principais, o que resulta dizer: 16 caminhos para os 16 destinos criados.
Os seres humanos são regidos por três ODÙS: ORI-ODÙ, o que rege a cabeça, OTU-ODÙ, o do lado direito e OSSI-ODÙ, o do lado esquerdo. Também sofremos influência dos ODÙS-PARIDORES, ODÙS do nascimento. São eles que vão definir nossa vida mostrando o caráter, saúde, sorte, etc..